TP1c

Em seu dia comum, Alessandra faz atividades que englobam: almoçar, mexer no computador,
dormir, tomar banho, trocar de roupa, etc... Mesmo saindo várias vezes ao dia, Alessandra gosta de se arrumar e passa grande quantidade de tempo realizando atividades relacionadas a isso, atividades que são realizadas tanto no quarto quanto no banheiro. Afinal além desses lugares ela só vai à cozinha, mesmo assim apenas para almoçar e lanchar, não retornando posteriormente.
Pensando nessas necessidades, elaborei o prisma de maneira que ela pudesse ter seu quarto e banheiro integrados, o que proporcionaria maior comodidade, praticidade e bem estar no momento em que ale fosse se arrumar. Com a integração dos cômodos ela passou a não ter o desgaste de ir e vir de um lugar para o outro pra fazer uma atividade ligada ao banho, por exemplo, e uma ligada a escolher a roupa.
Como ela só utiliza a cozinha para fazer as refeições do dia, não há necessidade desse cômodo estar constantemente acoplado aos demais, ou seja, se ela se ela só precisa da cozinha às vezes ela pode retira-la do solo quando não a utiliza e ocupar o local com outra atividade que lhe convém.

Sendo assim separei o prisma em duas áreas deslocáveis compostas por dois elevadores: sendo um a própria cozinha e o outro o espaço destinado a se arrumar. Assim ela pode elevar um ou outro e também mantê-los pareados no térreo ou não.
Como o prisma tem um pé direito de 5m, e ocupação da parede de fundo se dá pela acoplarão de uma camada densa e maleável a ela, cuja distorção aleatória cria uma volumetria para guardar objetos e artigos necessários à Alessandra.
Como a Alessandra passa um bom tempo se arrumando, ela tem a necessidade de estar sempre se vendo. Sendo assim o elevador da porção direita, constituído unicamente por um plano, que também compõem o mobiliário do quarto e do banheiro, é composto por um material reflexível em seu todo, assim ela não terá a necessidade de estar indo a um determinado local para se ver, mas estará o tempo todo se vendo. Já as porções que compõem a cozinha e o chão possuem aparência neutra, por serem elementos complementares aos demais, e a parede posterior possui coloração suave e opaca, para não destacar mais do que os objetos que seriam acoplados a ela.
Para solucionar as necessidades de ventilação, luz e calor, foram colocadas no prisma três janelas opacas, com aberturas horizontais para proporcionar maior circulação de ar no interior, sendo que a ventilação pode ser regulada pela Alessandra de acordo com a altura em que ela deseje estar.

Na fase oposta à porta e as janelas, foi feita a colocação de uma ampla janela de vidro com diferente coloração e opacidade ao logo de sua extensão. Sendo assim, a Alessandra pode escolher a ambiência que deseja para a realização de suas atividades no interior do prisma, de acordo com o posicionamento do elevador. Foi feita nessa face também a colocação de uma janela com abertura para o espaço externo, para que ela possa ter a possibilidade de realizar suas atividades, relacionadas à arrumar, tendo maior proximidade com o espaço externo, podendo ter desfoque de luz devido a abertura intermediária existente na mesma, ou até mesmo dormir olhando para o céu, quando o elevador da porção direita estiver próximo ao teto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário